logo - WhatsApp

Guarita blindada

Guarita blindada

Segurança é algo essencial e precisa ser prioridade em qualquer lugar ou situação. Os grandes centros urbanos costumam ser os mais afetados com os altos índices de violência, só no primeiro semestre de 2019, por exemplo, o furto foi um dos crimes que apresentou uma considerável alta se comparado ao ano anterior no mesmo período. De acordo com dados da Segurança Pública do Estado de São Paulo aconteceram 271 mil casos de furto, o que equivale em média a 1,5 crimes dessa natureza por dia.

Casos de homicídio também apresentaram um alto índice, apesar de ter tido uma considerável queda, 1.463 pessoas foram vítimas, quantidade esta que é 6% menor que no 1º semestre de 2018. Os casos de roubo também registraram queda, com 122 mil registros até junho deste ano.

Apesar da queda nos números de violência do estado, os dados ainda preocupam os moradores. Em busca de propiciar o máximo de proteção para sua família e residência, inúmeros pessoas investem grandes quantias de dinheiro em equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento 24h, grades, seguranças particulares e outros métodos que visam minimizar situações de roubo, furto ou qualquer outro ato de violência.

Tanto que a segurança se tornou uma das principais preocupações de empresas e edifícios comerciais, que acabam por optar pela instalação de guaritas blindadas, material esse que propicia mais segurança e proteção.

As guaritas visam proteger prédios comerciais ou residências, e qualquer outra região que necessite de vigilância constante. Porém, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como: as guaritas blindadas devem ser instaladas em locais com visibilidade total para as principais estradas, a iluminação precisa ser boa e local deve ser espaçoso.

Contudo, as guaritas blindadas possuem muita mais características e benefícios, a seguir conheça mais sobre a importância desse importante meio de proteção.

O que é uma guarita blindada?

O que é uma guarita blindada?

A guarita é caracterizada como uma célula de segurança encontrada em condomínios, edifícios comerciais ou locais que possuem um fluxo intenso de entrada e saída de pessoas. Geralmente sua construção é feita a partir da alvenaria, fibra, metal ou madeira, podendo ser fixa ou móvel, elas são desenvolvidas com o objetivo de abrigar sentinelas, vigias ou vigilantes nas atividades de vigilância e controle de acesso.

Em geral, a guarita é erguida em um ângulo mais saliente da fortificação, justamente como um meio de proteger os vigilantes ou guardas, e propiciar uma visão panorâmica do local. Tanto que o próprio significado de guarita vem da ideia de refúgio ou abrigo.

Para que serve uma guarita?

Para que serve uma guarita?

Sistema de proteção eficiente, as guaritas blindadas visam proteger os funcionários de possíveis atos de violência, mas se engana que associa essas estruturas apenas à proteção dos vigilantes. Muito além da segurança, a guarita proporciona uma série de benefícios, conheça alguns deles:

  • Abrigo contra intempérie: a guarita protege os vigias das possíveis variações climáticas, desta forma, ventos fortes, chuvas intensas ou forte calor não serão um problema.
  • Proteção à integridade física: atos de violência infelizmente são tidos como comuns nas grandes cidades, como alternativa de proteção diversos locais optam pela instalação de guaritas. Entretanto, é essencial fornecer a segurança do funcionário também, e essa é justamente uma das vantagens das guaritas blindadas.
  • Valorizam apartamentos e escritórios: para conseguir boas negociações na compra ou venda de edifícios, sejam eles comerciais ou residenciais, é essencial propiciar segurança para os moradores e funcionários. Deste modo, as guaritas aumentam o valor dos imóveis.
  • Afastam assaltantes: os assaltantes buscam falhas na segurança de condomínios e prédios para invadir, porém com as guaritas blindadas é possível evitar assaltos, já que os assaltantes optam por locais mais vulneráveis.

Ademais, para garantir todas as vantagens as guaritas de proteção devem ser instaladas em locais estratégicos, já que seu objetivo é justamente proteger e alertar sobre atividades suspeitas.

Portanto, a guarita deve facilitar o desempenho das atividades do agente de segurança.

A origem das guaritas

A origem das guaritas

Que as guaritas se tornaram estruturas de segurança indispensáveis todo mundo sabe, porém você faz ideia de onde surgiu a nomenclatura “Guarita”? Conheça um pouco mais sobre a origem desse sistema de proteção altamente funcional e necessário.

A terminologia “Guarita” é oriunda dos indígenas significa “vigia” e “guarda”. Esse nome foi dado a uma Terra Indígena do povo Kaingang (hoje um dos maiores grupos indígenas do Brasil) por conta de um marco histórico referente à Guerra da Tríplice Aliança, que ocorreu no século XIX. Reserva essa que conta atualmente com 7 mil pessoas e está localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

Mas afinal, qual a relação do termo com a aldeia indígena?

O termo apresenta um sentido verdadeiro quando comparamos a proteção do povo indígena com as suas raízes. Desta forma, o expressão ganhou bastante popularidade, já que sua ideia de proteção começou a ser propagada, tanto que hoje é possível encontrar guaritas em diversos locais, seja eles, condomínios residenciais ou centros comerciais à nível nacional e internacional.

Qual a diferença entre guarita e portaria?

Qual a diferença entre guarita e portaria?

Embora muitas pessoas acreditem que a guarita e a portaria são a mesma coisa, elas não são. Existem algumas pequenas diferenças que tornam ambas as estruturas distintas, mas ainda assim, essenciais.

As portarias são construções maiores e mais complexas, isso porque sua finalidade é abrigar e proteger mais de uma pessoa, além de servir como um ponto para controle de acesso ao edifício.

Ademais, a portaria abriga o balcão de atendimento, telefones, computadores, em alguns casos catracas de acesso, e alguns outros recursos necessários. Outro ponto é que as portarias muitas vezes são chamadas de recepções, por serem justamente locais projetados para prestar atendimento a pessoas que desejam acesso ao edifício.

Já as guaritas, como citado anteriormente, são construções que tem como enfoque abrigar e proteger o vigilante durante seu turno de trabalho.

Apesar de muito associadas, cada uma desempenha uma função importante, enquanto uma propicia um espaço de identificação e passagem, a outra visa fornecer mais segurança.

A importância da blindagem

A importância da blindagem

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a blindagem de vidros, não é? Essa técnica visa proporcionar mais resistência às estruturas por meio da fabricação de um vidro altamente resistente a grandes impactos. Apesar de ser muito parecido com o vidro comum, a blindagem pode ser primordial em diversos tipos de situações, principalmente aquelas relacionadas à segurança.

Não é segredo para ninguém que as grandes cidades sofrem cotidianamente com atos de violência, que vão desde roubos até violentos assassinatos, com as altas taxas de violência que assola os grandes centros urbanos, diversas pessoas buscam por alternativas para se protegerem e protegerem suas residências de possíveis roubos ou furtos.

Entretanto, não são apenas os prédios e edifícios residenciais que optam pela instalação de vidro blindado, na verdade esse é um mercado que cresce cada vez mais no país. Lugares que comercializam objetos de valores também optam pela instalação desse tipo de vidro, tanto que é comum encontrar vidros blindados em: museus, shoppings, joalherias, bancos e lojas que contam com artigos de alto valor.

A blindagem é feita a partir da sobreposição de vidros especiais, sendo utilizados materiais como polivinilbutiral (PVB), o poliuterano (PU) e o policarbonato. Já a fabricação consiste na sucessiva aplicação de camadas de vidro, quanto mais camadas de vidro forem aplicadas, maior será o calibre que o vidro blindado deve resistir.

Logo após a junção dessas camadas o vidro será levado para a autoclave, na qual as camadas serão fundidas por meio de altas temperaturas e pressão. Em seguida o artefato passará pela aplicação de uma moldura de aço balístico no contorno dos vidros e das portas, o que garantirá a eficiência balística do produto.

Por conta dessa alta resistência, condomínios e edifícios optam pela instalação de guaritas com vidro blindado, a blindagem não apenas impede ataques com arma de fogo, como ataques manuais, vandalismos, atrito com pedras, madeiras, martelos, entre outros objetos.

As guaritas com vidro blindado possuem uma série de benefícios, conheça alguns deles:

  • Oferecem privacidade;
  • Proporcionam mais conforto e segurança;
  • Não necessitam da instalação de película de proteção solar;
  • Possui extensa vida útil;
  • É fácil de limpar;
  • Se adapta a diferentes locais;
  • E possui alta resistência.

Proteger seu lar nunca foi tão fácil, com a popularização dos vidros blindados hoje em dia é possível encontrar esse material em muitos locais. Instale uma guarita blindada e proteja o ambiente de roubos e possíveis invasões.

Níveis de blindagem de uma guarita

Níveis de blindagem de uma guarita

O vidro blindado para guarita preza, sobretudo, pela alta segurança dos locais, justamente por isso eles passam por um extenso processo de fabricação que visam proporcionar alta resistência ao artefato. Característica essa que diferença essa peça de outros tipos de vidros.

Contudo, não existe apenas um tipo de blindagem, na verdade existem alguns níveis de blindagem de vidro para guarita, cada um possui características próprias e são indicados para os locais conforme a necessidades, conheça alguns deles a seguir:

  • I: potente contra calibres 22, 38 e ataques com ferros e pedras.
  • II-A: resistente a armas do nível I-A e mais Magnum.357 (ponta macia ou soft point) e pistola 9 mm.
  • III-A: resistente a todas as armas mencionadas anteriormente e mais Magnum.44 e submetralhadora Uzi.
  • III: resistente a todas as armas mencionadas anteriormente e fuzis M16, Ak-47, Ar-15, FAL, G36 e G3.
  • IV: resistente a todas as armas mencionadas anteriormente e munições perfurantes, como a .30-06 e a .338 e granadas.
  • V. resistente a todas as armas mencionadas anteriormente e munição 12,7 x 99 m NATO padrão e ataques aéreos de mísseis Stinger e Tomahawk.

Justamente por essa grande variedade de opções é sempre importante optar pela indicação de um profissional, que irá identificar qual o melhor tipo de guarita blindada para sua necessidade.

Conheça os tipos de guarita blindada

Conheça os tipos de guarita blindada

As guaritas são estruturas utilizadas há muitos anos, tanto que é possível encontrar guaritas construídas em castelos e fortalezas. Considerada uma arquitetura militar, -ou seja, edificações de estruturas defensivas-, as guaritas diferem-se por algumas características em sua construção, por exemplo, as antigas guaritas eram construídas a partir de blocos de pedras ou madeira.

Agora as guaritas são desenvolvidas com uma grande variedade de materiais, como: alvenaria, madeira, plástico, fibra, metais ou a combinação deles. Independente do material o foco é sempre desenvolver um produto de alta qualidade que possa fornecer o máximo de segurança.

Diferente das antigas construções as guaritas mais modernas podem possuir visibilidade 360 graus, podem ser blindadas (o que garante mais segurança), e contar com ar condicionado e modernos sistemas de comunicação.

Com o objetivo de direcionar na escolha correta da guarita conforme a necessidade de cada consumidor, as guaritas são classificadas em três tipos, essa categorização leva em conta fatores como: resistência, mobilidade e elevação.

Guaritas Pele de Vidro

O vidro é um tipo de material que se popularizou muito durante nos últimos anos, principalmente por conta do mercado arquitetônico brasileira, que utiliza essa substância sólida no desenvolvimento de diversos projetos.

As guaritas logo foram adquirindo esse material à sua estrutura, entretanto foram necessárias algumas modificações que são responsáveis por proporcionar mais resistência e durabilidade às peças. O que consequentemente garante mais segurança às guaritas.

O que muita gente não sabe é que existem diversos tipos de vidro para guarita, como o comumente conhecido “pele de vidro”, também chamado de fachada cortina ou structural glazing, indicado preferencialmente para projetos de grande e médio porte.

A característica principal desse tipo de vidro é o modelo reflexivo, mas seus benefícios vão além do fator estético, a luminosidade, conforto térmico e a privacidade são fatores determinantes na escolha desse tipo de vidro. Outro ponto essencial é a segurança promovida, o que faz com que as guaritas pele de vidro sejam estruturas altamente resistentes.

Além disso, as guaritas de pele de vidro possibilitam o bloqueio da visibilidade de fora para dentro. Entretanto, para a instalação de pele de vidro é essencial contar com profissionais qualificados, que estejam aptos a prestar um serviço com excelência. Afinal, a construção de uma guarita tem como objetivo promover a segurança.

Guaritas Blindadas Elevadas

O objetivo das guaritas é justamente promover a segurança e proteção dos locais, -tanto que elas eram utilizadas em tempos de guerras, como já citado anteriormente-, contudo, para desempenharam com excelência suas funções é necessário que sua construção seja feita com determinadas especificações.

A guarita blindada elevada é caracterizada como uma estrutura de segurança com elevação em relação ao solo. Essa espécie de estratégia visa proporcionar um melhor campo de visão para o vigia, o que possibilita uma posição privilegiada para observação e controle de território. O que também pode proporcionar mais praticidade na instalação.

Uma guarita bem planejada deve permitir visão ampla do acesso feito por pessoas e ao mesmo tempo possuir um alto nível de segurança, já que diversos estudos indicam que 90% das invasões em condomínios iniciem nesses locais.

Todavia, ao optar para a construção desse tipo de guarita é essencial contar com especialistas nesse segmento, já que sua estrutura necessita ser altamente resistente.

Guaritas de Concreto Balístico

Você sabe o que é o concreto balístico?

Bom, visto que diversos locais sofrem com invasões periódicas de bandidos, é necessário que esses ambientes possuam o máximo de segurança possível, muitas vezes as alternativas mais comuns são a instalação de câmeras de segurança, grades e guardas.

Entretanto, em muitos casos essas alternativas não surtem o efeito esperado, nesses momentos se torna necessário a instalação de uma guarita de concreto balístico. Essa estrutura é caracterizada por possuir uma alta resistência à tiros, o que consequentemente propicia uma sensação de segurança muito maior. Isso porque, as guaritas blindadas atendem às mais rigorosas normas de segurança balística e possuem certificado de segurança do exército brasileiro.

Portanto, as guaritas blindadas atendem às mais rigorosas regras e visam proporcionar uma real sensação de segurança aos funcionários, além de conforto e eficiência com todos os equipamentos necessários. Sendo ideais para os mais diversos segmentos da construção civil e arquitetônica.

Onde deve ser instalada uma guarita blindada?

Onde deve ser instalada uma guarita blindada?

As guaritas blindadas devem ser instaladas em locais com visibilidade total para as principais estradas e a iluminação deve ser pensada de maneira que o vigia consiga identificar quem está entrando no edifício.

Sua instalação pode ser feita em diversos segmentos da construção civil e arquitetônica, como:condomínios, comércio, bilheterias, residências, indústrias e bancos.

Entretanto, não são apenas esses fatores que devem ser levados em consideração, conheça alguns outros pontos que devem ser pensados quando pretende-se instalar uma guarita blindada:

  • O tamanho da guarita: é importante se atentar a quantidade que pessoas que ficará dentro da guarita, desta forma é possível calcular qual o tamanho necessário.
  • O espaço deve possibilitar a movimentação dos profissionais com tranquilidade, assim como também deve possibilitar a instalação dos equipamentos necessários.
  • A guarita deve possuir um sistema de comunicação eficiente, desta forma, caso ocorra algum problema o profissional poderá se comunicar com os colaboradores que estão fora daquele ambiente.
  • O local necessita de: um assento ergonômico, uma bancada para apoiar equipamentos, iluminação e ventilação adequada.
  • O portão deve ser sempre bem iluminado.
  • O ideal é que as guaritas sempre possuam visão de fora para dentro e não o contrário.

Ademais, é necessário se atentar para as normas de segurança, para assim garantir um espaço seguro, no qual funcionários ou moradores possam conviver tranquilamente sem se preocupar com atos de violência ou roubos.

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • Boituva
  • Caçapava
  • Campinas
  • Campo do Jordão
  • Hortolândia
  • Iperó
  • Itaquaquecetuba
  • Jundiaí
  • Limeira
  • Mogi das Cruzes
  • São José do Campos
  • São José do rio pardo
  • Sorocaba Ribeirão preto
  • Valinhos
  • Vilhedo
  • Bom Jesus do Itabapoana
  • Vassouras
  • São João da Barra
  • Tanguá
  • Itatiaia
  • Arraial do Cabo
  • Piraí
  • Iguaba Grande
  • Paty do Alferes
  • Bom Jardim
  • Miracema
  • Miguel Pereira
  • Pinheiral
  • Quissamã
  • Itaocara
  • Conceição de Macabu
  • Cordeiro
  • São José do Vale do Rio Preto
  • Silva Jardim
  • Cantagalo
  • Porto Real
  • Carmo
  • Porciúncula
  • Mendes
  • Rio Claro
  • Sapucaia
  • Carapebus
  • Sumidouro
  • Cambuci
  • Natividade
  • Italva
  • Quatis
  • Engenheiro Paulo de Frontin
  • Cardoso Moreira
  • Areal
  • Aperibé
  • Duas Barras
  • Varre-Sai
  • Trajano de Moraes
  • Santa Maria Madalena
  • São Sebastião do Alto
  • Rio das Flores
  • Comendador Levy Gasparian
  • Laje do Muriaé
  • São José de Ubá
  • Macuco
  • Estado de Minas Gerais
  • Contagem
  • Montes Claros
  • Governador Valadares
  • Sete Lagoas
  • Poços de Caldas
  • Sabará
  • Varginha
  • Itabira
  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Ribeirão das Neves
  • Ipatinga
  • Divinópolis
  • Patos de Minas
  • Pouso Alegre
  • Conselheiro Lafeiete
  • Passos
  • Uberlândia
  • Betim
  • Uberaba
  • Santa Luzia
  • Ibirité
  • Teófilo Otoni
  • Barbacena
  • Araguari
  • Estado do Espírito Santo
  • Cariacica
  • Linhares
  • Guarapari
  • Nova Venécia
  • Castelo
  • Domingos Martins
  • Alegre
  • Guaçuí
  • Mimoso do Sul
  • Pinheiros
  • Serra
  • Vitória
  • São Mateus
  • Aracruz
  • Barra de São Francisco
  • Marataízes
  • Itapemirim
  • Baixo Guandu
  • Iúna
  • Sooretama
  • Pedro Canário
  • Vila Velha
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Colatina
  • Viana
  • Santa Maria de Jetibá
  • São Gabriel da Palha
  • Afonso Cláudio
  • Conceição da Barra
  • Jaguaré
  • Anchieta
  • Estado do Paraná
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Estado de Santa Catarina
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Estado do Rio Grande do Sul
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Estado de Pernambuco
  • Suape
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Estado da Bahia
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Estado do Ceará
  • Fortaleza
  • Caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • Estado de Goiás
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Estado do Mato Grosso do Sul
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Estado do Mato Grosso
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Estado de Amazonas
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Estado do Piauí
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Estado do Pará
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba
  • Estado do Maranhão
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas