logo - WhatsApp

Vidros Blindados

Vidros Blindados

Em uma sociedade cada vez mais violenta os vidros blindados se tornam uma opção para quem busca segurança em qualquer lugar.

O Brasil é conhecido pela sua onda de violência e é difícil encontrar alguém que não tenha sofrido uma tentativa de roubo ou outros atos hediondos. Por esse motivo as pessoas buscam cada vez mais meios para sentirem-se protegidas.

O vidro blindado, também conhecido popularmente como vidro à prova de balas, recebe esse nome pois sua composição multilaminada protege o ambiente contra disparos de arma de fogo. Eles não são completamente impenetráveis, mas possuem uma resistência única contra a penetração de qualquer objeto. Antes eram utilizados por um mercado específico, no entanto seu uso tem se popularizado, resultando em mais conhecimento sobre o material e maior facilidade de negociação.

Para adquirir vidro blindado é necessário passar pela Associação Brasileira de Blindagem (ABRABLIN), responsável pela regularização, fiscalização e regulamentação do mercado de blindagem. Já a sua comercialização deve ter também a aprovação do exército e passar por diversos testes contidos na norma ABNT 1500. A Safety Glass separou todas as informações necessárias sobre o vidro blindado, garantindo assim, uma oferta especial para você.

A origem: quando e como foi criado

A origem: quando e como o vidro blindado foi criado

A blindagem em si é uma criação antiga que remonta à China 2.000 a.c em que utilizavam metais para proteger seus soldados. No entanto, o vidro blindado surgiu apenas em 1909, ao acaso, através do francês Edourad Bénédictus.

A invenção do vidro à prova de balas aconteceu quando o cientista Bénédictus deixou cair um frasco de vidro com nitrato de celulose, um tipo de plástico líquido, e percebeu que, apesar de rachaduras, o frasco se mantinha praticamente intacto.

A celulose foi bastante usada como forma de oferecer blindagem ao vidro, mas seu envelhecimento não propiciava uma boa experiência aos usuários, já que tornava o vidro amarelado. Até que em 1936 o material foi substituído pelo polivinil butiral (PVB), usado entre as camadas de vidro e que são utilizados até hoje na sua composição.

Composição do vidro blindado

Composição do vidro blindado

O vidro blindado é um multilaminado, apresentando diversas camadas em sua composição. Ele é tido como uma espécie de “sanduíche” que envolve além dos vidros nas extremidades, películas plásticas ou resinas como o Polivinil Butiral (PVB), policarbonato e poliuretano no meio.

Na verdade, essa composição, assim como o número de camadas e espessura pode variar de acordo com o fabricante. No entanto, o resultado deve ser sempre o mesmo: a resistência do vidro a atividades balísticas.

Como é feito o vidro blindado?

Como é feito o vidro blindado?

Como dito anteriormente a blindagem do vidro é formado por camadas de vidro e tipos de plásticos ou resinas que formam um sanduíche. O material é fabricado por meio de processo de calor e pressão. Os materiais são unidos a vácuo e levados à autoclave, uma espécie de panela de pressão industrial. Nesse processo de cozimento os materiais se fundem e dão origem ao vidro blindado.

Também são utilizados processos de tecnologia avançada que definem a espessura e o grau de segurança do vidro contra disparos de arma de fogo. Novas formações vêm sendo testadas desde 2005 pelos Estados Unidos como o uso de cerâmica transparentes com melhor densidade e dureza comparada ao vidro comum, e aplicação de câmara de ar entre o vidro e o policarbonato.

No processo de criação o primeiro vidro atua como proteção que devido ao seu preparo, apesar de ser impactado e quebrado, ele é abrasivo deformando e corroendo a bala. As camadas de resina ou plásticos atuam como amortecedoras, reduzindo a velocidade da bala até pará-la. A última camada de vidro não é atingida, mas pode se estilhaçar pela energia provocada pela bala, porém a última camada plástica é responsável por segurar os estilhaços e impedir que eles se espalhem e machuque alguém.

Para seguir todas essas etapas é necessário que, depois de produzido, a blindagem de vidro seja testada e aprovada de acordo comas normas ABNT 1500.

Níveis de Blindagem: características e especificações

Níveis de Blindagem do vidro blindado

Os níveis de blindagem são classificados de acordo com a norma NRF 15000, e definidos pela espessura, quantidades de lâminas e capacidade de proteção. Veja as características desses indicativos que vão do I ao IV:

Nível I

O primeiro nível é aquele que apresenta a menor resistência e lida com armas de calibre 22 e 38, sendo liberado no Brasil. O que é mais positivo em relação a essa classificação é o preço acessível, que chega a ser 50% mais barato que o IIIA.

Nível II e II-A

Ambos são permitidos no Brasil, mas tem uma saída muito pequena, pois seu valor é muito similar ao III-A, que é mais resistente. Ele oferece proteção contra projéteis de pistolas de 9mm e Magnum 357.

Nível III-A e III

O tipo de blindagem mais usado no país é o III-A, correspondendo a mais de 90% da blindagem de vidro que é utilizada. Ela é mais resistente que os anteriores, resistindo a todos os tipos de arma de mão, submetralhadora 9 mm e disparos de Magnum 44. Já a nível III tem um uso restrito o país e só pode ser utilizada com permissão especial do exército. Tem uma proteção maior oferecendo proteção contra tiros de fuzis.

Nível IV

Essa categoria é a mais resistente de todas, sendo capaz até mesmo de resistir a granadas e calibre de uso militar. No entanto, é estritamente proibida por civis, usados exclusivamente no exército e por alguns tipos de pessoas jurídicas.

Tabela balística para vidros blindados

A tabela balística demonstra a quais armas e números de impactos a blindagem consegue suportar de acordo com seu nível, levando em consideração massa do projétil e velocidade.

Veja a tabela:

Tabela 1 – Nível de proteção do sistema de blindagem quanto ao impacto balístico

Nível Munição Massa do projétil
g
V
m/s
Número de impactos
I .22 LRHV Chumbo 2,6 ± 0,1 320 ± 10 5
.38 Special RN Chumbo 10,2 ± 0,1 254 ± 15 5
II - A 9 FMJ 8,0 ± 0,1 332 ± 12 5
357 Magnum JSP 10,2 ± 0,1 381 ± 12 5
II 9 FMJ 8,0 ± 0,1 358 ± 15 5
357 Magnum JSP 10,2 ± 0,1 425 ± 15 5
III - A 9 FMJ 8,0 ± 0,1 426 ± 15 5
.44 Magnum SWC JC 15,6 ± 0,1 426 ± 15 5
III 7,62 x 51FMJ
(.308 - Winchester)
9,8 ± 0,1 838 ± 15 5
IV .30 - 06AP 10,8 ± 0,1 868 ± 15 1
Legenda:
LRHV - Long Rile High Velocity
RN - Round Nose
FMJ - Full Metal Jacketed
JSP -Joint Soft Point
SW GC - Semi WadCutter Gas Check
AP - Armor Piercing

Tabela 2 - Nível de proteção alternativa de sistema de blindagem quanto ao impacto balístico

Proteção alternativa (PA) Munição Massa do projétil
g
V
m/s
Número de impactos
PA - 1 Cal 12/70 28,4 ± 0,05 450 ± 10 5
PA - 2 5,56 x 45 Ball - SS92 / M 193 3,5 ± 0,1 990 ± 15 5
PA - 3 7,62 x 39 Ball - M 43 7,97 ± 0,1 716 ± 15 5
PA - 4 5,56 x 45 NATO Ball - SS109 / M855 (NP)* 4,0 ± 0,1 915 ± 15 5
PA - 5 7,62 x 39 Ball PS - M 1943 (NP)* 7,9 ± 0,1 720 ± 10
5
PA - 6 7,62 x 51 AP 9,8 ± 0,1 840 ± 15 2**
* NP - Núcleo com Aço - Perfurante
** A uma distância de 300 mm.

Fonte: ABRABLIN (2019)

Onde a blindagem de vidro arquitetônica pode ser aplicada

Onde a blindagem de vidro arquitetônica pode ser aplicada

É muito comum ouvirmos falar da blindagem em automóveis, mas você sabia que ela pode ser aplicada em diversos locais, inclusive em projeto de construção arquitetônica e civil?

A blindagem arquitetônica agrega proteção a todos os meios, tanto residenciais como comerciais. Para solicitação dela é necessário analisar a estrutura do local, os possíveis riscos e o nível de blindagem necessária. Normalmente não há exigência de peso, como nos automóveis, e é plana. Veja alguns locais em que o vidro blindado pode ser muito útil:

Benefícios

Benefícios do vidro blindado

O maior benefício que podemos associar ao vidro blindado é a segurança que ele agrega em nossas vidas. Com ele você se sente protegido, pois é um material produzido de acordo com a NBR 15000, extremamente resistente, testado e aprovado de acordo com ABNT 1500 e o exército.

Ele também pode conferir um design moderno e arrojado a casa somado a tranquilidade de assegurar não só o cuidado com os bens, mas também com as pessoas.

Limpeza

A limpeza da blindagem arquitetônica é simples, mas exige atenção e cuidado. O vidro pode ser lavado com água morna, sabão neutro e um pano de algodão macio. Nunca use métodos abrasivos, pois podem corroer o material. Por isso, em casos de sujeiras mais difíceis contrate um especialista.

O que é a delaminação e porque ela ocorre?

A delaminação é o processo em que as lâminas que forma a blindagem do vidro vão se decolando, fazendo surgir pequenas bolhas de ar e veio no material. Ela ocorre devido a fatores externos, como o tempo e a exposição ao sol, chuva, altas temperaturas, etc.

Por vezes, a delaminação pode ser revertida quando submetida ao processo de autoclave, sendo reprocessada no local de onde saiu. No entanto nem sempre a delaminação pode ser retirada, por isso, você deve contar com empresas conceituadas que garantam a qualidade do produto.

Manutenção

Manutenção do vidro blindado

Mesmo que os vidros blindados, assim como os comuns, durem um bom tempo, é necessária uma manutenção corriqueira para garantir que não haja delaminação, não esteja trincado ou qualquer estado que possa comprometer o desempenho balístico do vidro.

Por isso é recomendado uma revisão periódica que inclui lubrificação e análise do estado do vidro.

Cuidados com a conservação do vidro blindado

O maior cuidado a se ter para conservar a blindagem do vidro é estabelecer uma manutenção constante, como já dito. Além disso podemos listar alguns outros cuidados para ter no dia a dia:

  • Faça a lubrificação mensal do material;
  • Cuidado com as mudanças bruscas de temperatura a fim de evitar ocorrência de choque térmico;
  • Não manejar objetos pontiagudos ou áspero no vidro;
  • Não instalar ventosas;
  • Não usar materiais abrasivos.

Vidros blindados podem ser coloridos

Apesar de não serem muito comuns, os vidros blindados não são necessariamente incolor e podem ter uma coloração diferenciada dependendo das cores utilizadas na sua composição, tanto dos vidros quanto do plástico.

Compre seu vidro blindado! Entregamos em todo o Brasil

A Safety Glass é uma das melhores empresas do país quando se trata de blindagem arquitetônica. Ela utiliza técnicas inovadoras que permitem a criação de um material mais versátil e econômico.

A empresa é comprometida com a qualidade e segurança do produto seguindo todas as normas da ABNT 1500, além de possuir um atendimento personalizado para lidar especialmente com os desejos de cada cliente.

Entre em contato para conhecer mais sobre a empresa e fechar de vez seu negócio com garantia e excelência.

Entre em contato agora mesmo!

Ligue para (19) 99978-5506 ou clique aqui e entre em contato por email.

Você pode se interessar também por:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • Boituva
  • Caçapava
  • Campinas
  • Campo do Jordão
  • Hortolândia
  • Iperó
  • Itaquaquecetuba
  • Jundiaí
  • Limeira
  • Mogi das Cruzes
  • São José do Campos
  • São José do rio pardo
  • Sorocaba Ribeirão preto
  • Valinhos
  • Vilhedo
  • Bom Jesus do Itabapoana
  • Vassouras
  • São João da Barra
  • Tanguá
  • Itatiaia
  • Arraial do Cabo
  • Piraí
  • Iguaba Grande
  • Paty do Alferes
  • Bom Jardim
  • Miracema
  • Miguel Pereira
  • Pinheiral
  • Quissamã
  • Itaocara
  • Conceição de Macabu
  • Cordeiro
  • São José do Vale do Rio Preto
  • Silva Jardim
  • Cantagalo
  • Porto Real
  • Carmo
  • Porciúncula
  • Mendes
  • Rio Claro
  • Sapucaia
  • Carapebus
  • Sumidouro
  • Cambuci
  • Natividade
  • Italva
  • Quatis
  • Engenheiro Paulo de Frontin
  • Cardoso Moreira
  • Areal
  • Aperibé
  • Duas Barras
  • Varre-Sai
  • Trajano de Moraes
  • Santa Maria Madalena
  • São Sebastião do Alto
  • Rio das Flores
  • Comendador Levy Gasparian
  • Laje do Muriaé
  • São José de Ubá
  • Macuco
  • Estado de Minas Gerais
  • Contagem
  • Montes Claros
  • Governador Valadares
  • Sete Lagoas
  • Poços de Caldas
  • Sabará
  • Varginha
  • Itabira
  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Ribeirão das Neves
  • Ipatinga
  • Divinópolis
  • Patos de Minas
  • Pouso Alegre
  • Conselheiro Lafeiete
  • Passos
  • Uberlândia
  • Betim
  • Uberaba
  • Santa Luzia
  • Ibirité
  • Teófilo Otoni
  • Barbacena
  • Araguari
  • Estado do Espírito Santo
  • Cariacica
  • Linhares
  • Guarapari
  • Nova Venécia
  • Castelo
  • Domingos Martins
  • Alegre
  • Guaçuí
  • Mimoso do Sul
  • Pinheiros
  • Serra
  • Vitória
  • São Mateus
  • Aracruz
  • Barra de São Francisco
  • Marataízes
  • Itapemirim
  • Baixo Guandu
  • Iúna
  • Sooretama
  • Pedro Canário
  • Vila Velha
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Colatina
  • Viana
  • Santa Maria de Jetibá
  • São Gabriel da Palha
  • Afonso Cláudio
  • Conceição da Barra
  • Jaguaré
  • Anchieta
  • Estado do Paraná
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Estado de Santa Catarina
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Estado do Rio Grande do Sul
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Estado de Pernambuco
  • Suape
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Estado da Bahia
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Estado do Ceará
  • Fortaleza
  • Caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • Estado de Goiás
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Estado do Mato Grosso do Sul
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Estado do Mato Grosso
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Estado de Amazonas
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Estado do Piauí
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Estado do Pará
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba
  • Estado do Maranhão
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas